Os últimos acontecimentos globais lançaram luz sobre a necessidade de agirmos em prol de uma agenda ambiental cada vez mais sustentável. E, nesse contexto, nossos parques e demais áreas protegidas pelo mundo devem assumir um papel ainda mais relevante na sociedade.


Para dialogar sobre essas e outras questões, convidamos você para a 5ª edição do Parques do Brasil 2021, que este ano acontece em um novo

formato - online e ao vivo - para que mais pessoas possam conhecer, se inspirar e, cada vez mais, se

orgulhar dessas áreas que tanto nos fazem bem!


O Semeia acredita que parques podem ser fontes expressivas de riqueza para o Brasil, contribuindo para a conservação da biodiversidade, qualidade de vida das pessoas e desenvolvimento socioeconômico.


É também por essas razões que realizamos este evento, que a cada ano se fortalece como um espaço de convergência entre ideias inovadoras e agentes de mudança.

O que você vai encontrar no evento:

Uma programação repleta de especialistas e profissionais que são referência em iniciativas e projetos voltados para a gestão e valorização de parques no Brasil

Diálogos inspiradores sobre saúde e natureza e discussões necessárias sobre temas atuais da agenda ambiental e de parques do país e do mundo 

Um espaço para troca de conhecimentos e aprendizados sobre as melhores práticas em gestão, uso público e visitação em parques

Nosso evento é acessível.

Teremos tradução simultânea em libras

em todos os painéis. 


FAÇA A SUA INSCRIÇÃO!

Preencha os seus dados e garanta sua vaga:

Confira nossa programação:


Conheça nossos convidados e convidadas:

Angela Kuczach

Diretora-Executiva

Rede Pró-UC



Bióloga formada pela Universidade Federal do Paraná, diretora-executiva da Rede Pró-UC, integrante do Conselho da Liga das Mulheres pelos Oceanos e eleita uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil pela Revista Época. É também idealizadora da campanha Um Dia no Parque, realizada anualmente em parceria com a Coalizão Pró-UC.



Camila Costa

Chefe de Departamento de Concessões Socioambientais, BNDES



Graduada em Administração de Empresas e Comunicação Social, com mestrado e doutorado em Estratégia Empresarial com ênfase em Gestão Sustentável, pela PUC-Rio. No BNDES há 12 anos, atualmente está dedicada a projetos de desestatização para os entes públicos, com foco na pauta de unidades de conservação.



Dennis Hyde

Idealizador,

Projeto Entre Parques BR



Economista, pós-graduado em Administração, é idealizador do projeto Entre Parques BR, expedição que visa fomentar conhecimento sobre os parques brasileiros e despertar o interesse das pessoas por essas áreas. Acredita que gerar informações sobre os parques é fundamental para que mais pessoas queiram conhecê-los, e aprendeu que, tão importante quanto ter boas ideias, é ter a vontade e capacidade de colocá-las em prática.



Guilherme Passos

Conselho de Administração,

Instituto Semeia


Formado em Engenharia de Produção pela USP com MBA pela London Business School, Guilherme é gestor da Anima Investimentos, escritório de gestão patrimonial, e conselheiro do Semeia. Anteriormente, trabalhou na Pragma Patrimônio e na Bain & Company.








Lana Pinheiro

Editora de Sustentabilidade,

IstoÉ



Com 25 anos de experiência, é atualmente editora de ESG da Revista IstoÉ Dinheiro e da Dinheiro Rural, e tem passagens pela Rádio Cultura FM e Correio Braziliense. Formada em Propaganda e Marketing pela ESPM-SP e em Jornalismo pelo UniCeub (DF), possui MBA em Liderança e Gestão de Pessoas pela FGV-SP, pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP e especialização em Governança Corporativa pelo IBGC.


Márcia Hirota

Diretora-Executiva,

Fundação SOS Mata Atlântica



Ambientalista, especialista e mestre em Administração de Sistemas de Informação, Márcia coordena, desde 1994, o Atlas da Mata Atlântica, realizado em parceria com o INPE. É supervisora dos programas de restauração da floresta, valorização dos parques e reservas e proteção do mar dentro da SOS Mata Atlântica, e responsável pelo conteúdo institucional. Além disso, é voluntária e conselheira de organizações, como Instituto SOS Pantanal, Virada Sustentável e Uma Gota no Oceano.



Pedro Passos

Conselho de Administração, 

Instituto Semeia



Fundador do Semeia, participa de diferentes conselhos e entidades dedicados ao desenvolvimento industrial e social do país, sendo presidente da Fundação SOS Mata Atlântica desde 2013. Fundou também a Natura, de cujo Conselho de Administração é hoje copresidente. É formado em Engenharia de Produção pela USP e em Administração de Empresas pela FGV.






Arthur Ramos

Senior Advisor em Energia e Clima,

BCG



Expert em energia e em temas de impacto público, com vasta experiência em desenho de políticas setoriais e regulamentação, Arthur tem mais de 25 anos em consultoria, sendo um reconhecido especialista em desenho de mercado, desestatização e aperfeiçoamento de incentivos regulatórios e ambientais. É mestre em Economia e possui graduação em administração pública pela FGV.



Cláudio Pádua

Diretor,

Parquetur



Administrador de empresas e biólogo, com mestrado e doutorado pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. É professor da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade do Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, além de ser sócio-diretor da Biofílica Investimentos Ambientais SA e Parquetur Participações e Concessões S.A.


Evelyn Santos

Analista de Comunicação,

UNOPS do Brasil


Graduada em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB), com trajetória voltada a organizações e projetos internacionais. Já fez parte da Embaixada da Austrália no Brasil, da WED Brazil - Women Entrepreneurship Day, do projeto de reabertura do Orto Botanico di Parma (Itália) e atualmente faz parte da equipe do UNOPS, organismo das Nações Unidas especializado em infraestrutura e compras.



Jens Brüggemann

Diretor do Programa Biodiversidade, Florestas e Clima, GIZ Brasil


Geógrafo e especialista em áreas protegidas, com mestrado em Estudos de Desenvolvimento, Jens foi diretor-assistente do Parque Nacional Müritz, na Alemanha, e coordenador de projetos da Federação Europarc. Trabalha em e com áreas protegidas desde 1990. Ingressou no GIZ em 2010 e, desde então, já trabalhou na China e no Brasil.



Letícia Alves

Idealizadora,

Projeto Entre Parques BR





Psicóloga, mestra em Filosofia e Letras Clássicas pela Universitat de Barcelona, é idealizadora do projeto Entre Parques BR, expedição que visa fomentar conhecimento sobre os parques brasileiros e despertar o interesse das pessoas por essas áreas. Acredita que o contato com a natureza nos torna mais saudáveis e equilibrados, e que cada visita a um parque nacional pode recarregar as energias.



Maurício Ye'kwana

Associação Hutukara Yanomami




Líder indígena e diretor da Hutukara Associação Yanomami, Maurício tem participado de vários fóruns nacionais e internacionais representando os povos Yanomami e Ye’kwana, e é um dos porta-vozes da campanha #ForaGarimpoForaCovid. 










Renato Casagrande

Governador do Espírito Santo



Uma das lideranças do compromisso Governadores pelo Clima, alcançou a maior votação de um governador na história do Espírito Santo. Foi senador e deputado federal e, no Congresso Nacional, criou a Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas. É formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, e em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.



Rubens Ricupero

Diplomata, Ex-Ministro do Meio Ambiente


Jurista pela USP, historiador e diplomata, com proeminente atividade como economista. Foi embaixador do Brasil junto à ONU, nos Estados Unidos e na Itália, além de secretário-geral da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD), em Genebra. Atuou, também, como Ministro do Meio Ambiente e da Amazônia Legal (1993-1994) e como Ministro da Fazenda (1994).




Bebel Barros

Consultora do Programa Criança e Natureza, Instituto Alana



Engenheira florestal com mestrado em Conservação de Ecossistemas pela ESALQ/USP. É cofundadora da Outward Bound Brasil, uma organização voltada à educação por meio da aventura ao ar livre, e atuou na gestão e manejo de unidades de conservação na Fundação Florestal do Estado de São Paulo. Desde 2015 trabalha como pesquisadora do Programa Criança e Natureza, do Instituto Alana.


Daniel Becker

Pediatra



Médico pediatra com experiência de 20 anos em consultório, atuou com a organização Médicos Sem Fronteira em campos de refugiados na Ásia, e é médico do Instituto de Pediatria da UFRJ, onde se formou. Especialista em Homeopatia e mestre em Saúde Pública, na área de Promoção da Saúde, ele também fundou o CEDAPS (Centro de Promoção da Saúde) em 1993.


Fernando Pieroni

Diretor Presidente, 

Instituto Semeia



Antes de se juntar ao Semeia, em julho de 2016, Fernando foi diretor da São Paulo Negócios e da Estruturadora Brasileira de Projetos. Engenheiro mecânico, é mestre em Economia e Política Energética pela USP e especialista em Infraestrutura e Parcerias Público-Privadas pela Universidade de Harvard.








Jorge Caldeira

Escritor



Jornalista, doutor em Ciência Política e mestre em Sociologia, Jorge Caldeira é escritor e sócio-fundador da Mameluco Edições e Produções Culturais. É autor de diversos livros de sucesso, como História da riqueza no Brasil: Cinco séculos de pessoas costumes e governos e Brasil: Paraíso restaurável, além de ocupar a cadeira nº 18 da Academia Paulista de Letras.





Lívia Alen

Gerente de Projetos,

ONU Mulheres do Brasil



Jornalista, mestre em Comunicação Organizacional pela Universidade Complutense de Madrid, possui MBA em Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Foi assessora de Comunicação e Ponto Focal de Gênero do UNOPS no Brasil. Atualmente, é Gerente de Projetos na área de Governança e Participação Política da ONU Mulheres Brasil.




Petria Chaves

Jornalista, Rádio CBN




Âncora da Rádio CBN, apresenta há seis anos o programa Revista CBN, que trata de assuntos que vão de política e tecnologia à saúde e qualidade de vida. Com prêmios como Allianz, Abrelpe, Bradesco e APCA, concentra suas pautas em sustentabilidade e assuntos relativos ao desenvolvimento pessoal, social e da cidadania.








Ricardo Gonzalez

Idealizador, Movimento

Praia para Todos



Biólogo formado pela UENF com mestrado pelo Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, atua como consultor da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, além de ser coordenador de projetos do Instituto Novo Ser e o idealizador do programa Praia Para Todos.


Parques do Brasil © Copyright 2021 Todos os direitos reservados